A calvície é caracterizada pelo gradual afinamento e miniaturização dos fios, podendo chegar até a perda total dos mesmos. O tipo mais comum é a Alopecia Androgenética, que acomete cerca de 50% dos homens (Saiba mais sobre Calvície Masculina clicando aqui).
Por que afeta especialmente os homens?
Porque a testosterona, hormônio sexual masculino, é a maior responsável pela queda do cabelo. Embora as mulheres também a produzam (Saiba mais sobre Calvície Feminina clicando aqui), nelas a quantidade é muito menor.
Como funciona a Calvície?
Ao atingir a raiz do cabelo, a testosterona sofre a ação de uma enzima, o que faz surgir substâncias que reduzem a velocidade de multiplicação das células da raiz ou mesmo provocam a morte delas. Como resultado, o cabelo fica mais fino e seu crescimento mais vagaroso.
Explicando melhor, a raiz do cabelo, ou bulbo capilar, localiza-se num meio bioquímico nutritivo para que as células se multipliquem e formem uma haste que vai aumentando de tamanho. Essas células vão se renovando de baixo para cima e morrem na ponta do fio.
Os cabelos, depois de certo tempo, caem e são substituídos por outros, num processo de renovação permanente. Nos casos de calvície, há uma atrofia dos bulbos capilares e não crescem novos fios.
TRATAMENTO
No caso da Alopecia Androgenética, existe um medicamento, a Finasterida, que inibe a ação da enzima que transforma a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), este último responsável pela miniaturização do folículo piloso e consequente afinamento dos fios.
Produtos de uso tópico e eletroterapia contribuem para o desenvolvimento do cabelo e a recuperação dos fios, atuando conjuntamente com a medicação. Para iniciar o tratamento com a finasterida, deve-se consultar um médico para fazer a prescrição e acompanhamento.
Quanto antes iniciar seu tratamento, melhores e mais rápidos serão os resultados.
Não perca mais tempo! Agende já sua CONSULTA GRATUITA com nossos tricologistas pelo site https://lane.com.br/calvicie/ ou ligando para a unidade desejada:
Madureira – 2450-4359, Centro – 2524-1143 ou Barra da Tijuca – 2498-1786