All fields are required.

Close Appointment form

Lane Hair – A importância do pH para os cabelos

Lane Hair – A importância do pH para os cabelos
icon
Lane Hair – A importância do pH para os cabelos

Nenhum Comentário

Apesar do grande foco das mulheres ser o Cronograma Capilar (CC), com hidratação, restauração e nutrição dos cabelos, diversos outros fatores influenciam na saúde e beleza dos fios – um deles é o pH ( valor que define se os cabelos estão saudáveis ou porosos). O pH natural dos cabelos é considerado ácido, mas a utilização de produtos alcalinos e a realização de procedimentos químicos podem alterá-lo e interferir na estrutura capilar. Vamos explicar os detalhes, vem com a gente!

O pH E INFLUÊNCIA NA SAÚDE DOS CABELOS

O pH é uma medida que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma substância ou elemento – possui uma escala que vai de 0 a 14, sendo o valor de 0 a 6.9 ácido; 7.0 neutro e de 7.1 a 14 é considerado como alcalino. Nos cabelos, ele influencia na abertura das escamas dos fios. O pH natural de um cabelo saudável é ácido (gira em torno de 4.5 e 5.5). Quando este valor é alterado e se torna mais alcalino, as cutículas dos fios são abertas e resulta na alteração da estrutura capilar, o que torna os cabelos porosos, frágeis e quebradiços.

OS PRODUTOS E O pH DOS FIOS

A alteração se dá devido a realização de procedimentos químicos, como colorações, alisamentos, e descolorações, que abrem a cutícula capilar para alterar a estrutura dos fios. Quando os cabelos passam por estes processos, o pH é alterado para um valor mais alto (já viu, né? madeixas porosas, ásperas e incapazes de reter água ou nutrientes).

1. Por isso, não adianta realizar hidratações capilares sem que os cabelos estejam com o pH equilibrado, pois o tratamento não conseguirá ser mantido dentro do fio por conta da porosidade.

2. Outro fator que também pode influenciar no equilíbrio do pH: shampoos com fórmula anti resíduos costumam ser mais alcalinos, pois precisam abrir a cutícula do fio e facilitar a retirada de resíduos. É importante ter atenção à frequência da utilização para não exagerar nas aplicações e acabar deixando os fios ressecados.

COMO EQUILIBRAR O pH DOS CABELOS?

Utilize produtos mais ácidos para restaurar o equilíbrio natural dos fios e acabe com a porosidade! O vinagre, por exemplo, é muito utilizado para equilibrar a acidez do cabelo, selar as cutículas dos fios e devolver o aspecto saudável e brilhante. Porém, utilizar o vinagre in natura diretamente nos fios não é muito recomendado, sendo mais indicado optar por produtos que o contenham em sua formulação. Para manter os cabelos equilibrados, utilize o produto uma vez por semana, logo após a higienização com o shampoo.

Ordem de utilização: Shampoo + acidificante (para equilibrar o pH) + máscara + condicionador.

1
  • Compartilhe aqui

Posts relacionados

Enviar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *