Com o passar dos anos a pele tende a perder a elasticidade, ficando flácida e ganhando rugas e marcas de expressão. O que poucos sabem é que as madeixas também sentem os efeitos do tempo. Mas quais são eles?
Fique atento para as características que seus fios irão apresentar quando estiverem envelhecendo e veja o que fazer para diminuir a ação do tempo:
PERDA DE VOLUME, FRAGILIDADE E INDISCIPLINA
O envelhecimento dos fios causa a perda de massa capilar, assim, sem tratamento, os cabelos deixam de absorver proteínas ficando também desidratados perdendo massa capilar; as cutículas afinam e perdem algumas camadas, gerando a perda de volume. As escamas da fibra ficam mais frágeis, apresentando sinais de indisciplina e tornando-se mais difíceis de disciplinar.
QUEBRA, RESSECAMENTO E ASPEREZA
O processo começa normalmente a partir dos 40 anos, quando os fios passam por transformações na textura. Com o uso de tinturas e químicas de alisamento, a vida útil dos fios diminui e eles se tornam finos e ralos.
OPACIDADE E PERDA DA VITALIDADE
O resultado de anos de sol, água quente e escovação também muda o aspecto das madeixas, deixando os fios opacos. Para quem faz uso de tintura o efeito pode ser pior, por conta da fragilidade das cutículas, a cor não consegue se fixar nos fios.
Para minimizar todos esses efeitos, as dicas são as de sempre: fazer hidratações regularmente, evitar o uso de químicas fortes e caprichar na alimentação saudável.