Shampoo, condicionador, salão de beleza, chapinha… não poupamos esforços na hora de cuidar dos cabelos. São muitas horas e muito dinheiro investido em fios saudáveis e bonitos. Mas, se você sente que todo esse investimento não traz nenhum retorno, saiba que a culpa pode ser do que você NÃO faz pelo seu couro cabeludo.
Cuidar do couro cabeludo pode parecer exagero, mas é dele que nascem os fios que “herdarão” suas características. Por isso, se a região estiver sempre suja ou com excesso de oleosidade suas madeixas terão os mesmos problemas.
O lado positivo é que os cuidados são bem simples, mais uma questão de rotina do que de tempo. Confira:
HORA DO BANHO
Um bom banho quente é relaxante, especialmente nesse tempo fresco, mas se você lava o cabelo com água quente todos os dias o resultado não será bom. O calor estimula as glândulas sebáceas a produzirem mais sebo, engordurando seus fios e podendo obstruir os poros, dificultando, assim, a distribuição da hidratação do fio por inteiro.
A recomendação é de temperatura amena e lavagem em dias alternados.
O ENXÁGUE
Deixar aquele restinho de condicionador no cabelo não vai fazer com que ele fique mais hidratado. Ao contrário, o acúmulo de produtos na raiz também entope os folículos pilosos e prejudica a nutrição das madeixas.
Por isso, é fundamental enxaguar bem e evitar a aplicação dos produtos diretamente na raiz.
SECADOR E CHAPINHA
Existem diversos protetores térmicos para o uso de secador e chapinha. No entanto, a ação deles é apenas nos fios; ainda não há produtos que protejam o couro cabeludo do calor desses aparelhos. O único jeito de evitar os malefícios é manter uma distância mínima de 30 centímetros do secador e 2 centímetros entre a raiz e a prancha.
QUÍMICA
Processos químicos podem detonar os fios e o mesmo acontece com o couro cabeludo. Os produtos utilizados são ácidos e podem queimar a área e gerar descamação. Sempre peça por um teste de sensibilidade antes de realizar qualquer procedimento químico!
Além desses cuidados básicos, lembre-se que a alimentação balanceada é a melhor maneira de nutrir o seu corpo. Aminoácidos e proteínas, por exemplo, estimulam o crescimento do cabelo, enquanto o ômega-3, presente em alguns peixes, nozes e semente de linhaça e chia, ajudam na hidratação dos fios.
O resultado de um estilo de vida saudável é um cabelo saudável. Invista!
Muito bom o ensinamento de como cuida do cabelo Obrigada
Bom dia, fui diagnosticada com alopécia fibrosante frontal, gostaria de saber se existe algum tratamento com vcs da LANE
Fiz cirurgia bariátrica e dois meses .
O que eu posso fazer pra evitar a queda de cabelo?