All fields are required.

Close Appointment form

CALVÍCIE MASCULINA

  • Home
  • CALVÍCIE MASCULINA...
CALVÍCIE MASCULINA
icon
CALVÍCIE MASCULINA

2 Comentário

A Calvície – cujo nome médico é alopecia androgenética – trata-se de uma manifestação fisiológica que ocorre em pessoas com uma predisposição.  Embora as mulheres também possam apresentar o quadro de Calvície (Saiba mais sobre Calvície Feminina clicando aqui), o problema é mais frequente entre os homens porque a testosterona (hormônio masculino) é uma das responsáveis pela queda de cabelo.

 

Como saber se estou ficando calvo?

Para você saber se você está ficando calvo ou se a queda é normal, a dica é: compare a espessura dos fios da frente e de trás da cabeça. Se os da frente estiverem mais finos, é sinal de que o cabelo está começando a morrer e a calvície está chegando. É nesse momento que se deve iniciar o tratamento. Não espere ficar calvo, pois, quando isso ocorrer, não haverá mais recuperação da produção dos fios, porque o folículo – onde os fios nascem – já terá morrido.
Você também pode fazer outro teste: pegue um tufo bem desembaraçado e puxe com força. Se saírem fios inteiros com aquele branquinho nas pontas, que é o bulbo ou raiz capilar, seu cabelo está saudável.
Se você não sabe identificar se os seus fios estão caindo, pegue uma foto antiga e compare com o visual atual. Dessa forma, será possível ver se as entradas começaram agora ou se já existiam antes. (Entenda melhor que é calvície clicando aqui)

 

Fases do crescimento capilar

O fio de cabelo cresce numa velocidade aproximada de 0,3 mm por dia. Em um mês, atinge em média 1 cm e o corte não influencia na queda. Desde que nascem no bulbo, até surgirem do lado de fora do couro cabeludo, as células do fio de cabelo passam por grandes mudanças em sua forma e composição química. Um dia antes de o fio despontar, suas características e propriedades já estão prontas.

Ele é feito basicamente de queratina, é insolúvel em água e rico em enxofre. O crescimento do cabelo não é um processo contínuo: cada fio nasce por 4 a 6 anos, interrompe o crescimento por aproximadamente 20 dias e, em seguida, cai. No lugar dele, começa a nascer um novo fio sadio e o ciclo se repete. Isso faz com que os fios estejam sempre em fases diferentes de desenvolvimento. Por isso, a perda diária de alguns fios é considerada normal.

 

Como ocorre a calvície

O processo da calvície começa quando os folículos pilosos, em cada qual nascem até quatro fios, são estimulados pela testosterona. Ao atingir o couro cabeludo de pessoas com tendência genética, o hormônio masculino sofre a ação de uma enzima (a 5-alfa-redutase) e é transformado em DHT (diidrotestosterona). O hormônio DHT age dentro dos folículos, desencadeando a morte das células que produzem os fios. Os folículos começam, então, a se fechar e diminuem a produção progressivamente. Os fios das laterais e detrás da cabeça dificilmente caem porque os folículos dessas regiões não produzem a tal enzima.

 

TRATAMENTO

No caso da Alopecia Androgenética, existe um medicamento, a Finasterida, que inibe a ação da enzima que transforma a testosterona em dihidrotestosterona (DHT), este último responsável pela miniaturização do folículo piloso e consequente afinamento dos fios.

Produtos de uso tópico e eletroterapia contribuem para o desenvolvimento do cabelo e a recuperação dos fios, atuando conjuntamente com a medicação. Para iniciar o tratamento com a finasterida, deve-se consultar um médico para fazer a prescrição e acompanhamento.

Quanto antes iniciar seu tratamento, melhores e mais rápidos serão os resultados.

Não perca mais tempo! Agende já sua CONSULTA GRATUITA com nossos tricologistas pelo site https://lane.com.br/calvicie/ ou ligando para a unidade desejada:

Madureira – 2450-4359, Centro – 2524-1143 ou Barra da Tijuca – 2498-1786

14
  • Compartilhe aqui

Posts relacionados

2 Comentários para “CALVÍCIE MASCULINA”

  1. Poderia redigir livros apenas com as curiosidades segundo dessas tentativas de
    tratamentos para calva.

  2. […] “Posso pegar emprestado um remédio que meu tio/irmão/amigo usa para calvície?” […]

Enviar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *