All fields are required.

Close Appointment form

CABELOS E A MENOPAUSA

CABELOS E A MENOPAUSA
icon
CABELOS E A MENOPAUSA

Nenhum Comentário

Com a chegada à meia idade, dá-se o que se chama tecnicamente de climatério, que é um período em que ocorrem alterações hormonais na mulher e que pode durar de seis meses a cinco anos. Ocorre, então, a cessação do ciclo menstrual, popularmente conhecida como menopausa.

Durante este período é muito comum se ouvir queixas de ondas de calor e palpitações que são sintomas circulatórios, bem como depressão, irritabilidade, variações de humor, falta de concentração, entre outros.

Isto se dá como um processo de envelhecimento natural do corpo: a menopausa fisiológica. No entanto, existem outras menopausas que podem decorrer de procedimentos cirúrgicos, como a histerectomia ou ainda a menopausa precoce, que pode ser resultado de doenças auto-imunes, doenças da tireóide ou mesmo o Diabetes Mellitus. Quando isso ocorre, os níveis de hormônio FSH e LH podem se alterar significativamente, interferindo diretamente na ovulação. Por conseguinte, a progesterona e o estrogênio sofrem alterações.

Todo este estresse fisiológico pode interferir no ciclo harmonioso de vida do cabelo, fazendo os fios caírem, tornando os mais oleosos ou muito finos e com temido rareamento e surgimento de falhas no couro cabeludo. Isso assusta muito qualquer mulher, é claro!

É importante realizar um acompanhamento com o ginecologista para saber se há necessidade de um tratamento de reposição hormonal, que, neste caso, pode agravar ainda mais o quadro capilar. Para evitar todo esse caos, é necessário fazer um tratamento capilar com fórmulas específicas, uso de eletroterapia, Laser de Baixa Potência, entre outras, para que o processo hormonal local seja neutralizado e os cabelos voltem a crescer com vida.

Além disso, uma alimentação rica em peixes, fígado, ovos, legumes, vegetais verde escuros, cereais, nozes, tofu e derivados de soja podem beneficiar bastante a mulher na menopausa pois possuem propriedades estrogênicas. Não se deve esquecer os exercícios físicos diários, técnicas de meditação e a prática de atividades pelas quais se consiga relaxar.

Este é um período para adaptar-se às mudanças naturais que ocorrem com o corpo feminino e é perfeitamente possível lidar com elas através desses cuidados simples. Não deixe que a menopausa a impeça de aproveitar a vida, você merece!

Cabelos na Menopausa from Lane Hair Institute on Vimeo.

4
  • Compartilhe aqui

Posts relacionados

Enviar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *