All fields are required.

Close Appointment form

Cabelos brancos: surgimento e cuidados!

  • Home
  • Cabelos brancos:...
icon
Cabelos brancos: surgimento e cuidados!

Nenhum Comentário

Libertação! Ao que parece, entramos na era da “Revolução Grisalha”, um movimento lindo, grande e que apoiamos, para viver seus fios naturalmente e quebrar padrões. Não existe juventude eterna e, por isso, cada vez mais pessoas têm começado a assumir os cabelos brancos como um verdadeiro símbolo de estilo.

Pode ser fácil para alguns, mas um verdadeiro desafio para outros! Essa jornada não precisa ser enfrentada sozinha. Por isso, preparamos esse postblog completinho para você saber como cuidar, entender as necessidades e quais os produtos mais indicados. Vamos nessa?

Quais são os fatores ligados ao aparecimento de cabelos brancos?
Eles são fruto de um processo natural de envelhecimento — com o passar dos anos, o melanócito, célula localizada em cada folículo piloso e responsável pela produção de melanina, reduz progressivamente a sua função e deixa os fios sem pigmentação. UAU! Sem pigmentação? Isso. Na verdade, os fios brancos são incolores, nós enxergamos a aparência branca devido à refração da luz.

Existe idade certa para o aparecimento dos cabelos brancos?
A idade varia de pessoa para pessoa e sofre influência de alguns fatores: etnia, por exemplo, é uma delas. Nos caucasianos, isso geralmente acontece por volta dos 35 e 45 anos; nos amarelos, entre os 45 e 55, e nos negros, entre 55 e 65 anos. No entanto, é comum notarmos os fios brancos em pessoas jovens, com menos de 20 anos. Isso se dá, principalmente, por questões genéticas.

É possível retardar o processo?
Ainda não existem estudos que mostram essa possibilidade. No entanto, algumas medidas podem contribuir para evitar o estresse oxidativo e o envelhecimento precoce dos fios. São elas:

1. leve uma vida mais calma e evite ambientes e situações muito estressantes.
2. proteja os fios dos raios UV, use produtos com proteção solar e chapéus.
3. não fume.
4. aumente o consumo de alimentos ricos em vitaminas B12.

Essas medidas ajudam a combater os radicais livres, que interagem com a tirosina, necessária para a produção de melanina, desestabilizando-a. Essas estratégias apenas retardam, mas não impedem o aparecimento, pois é um processo natural do organismo.

Quais fatores influenciam?
Hereditariedade, estresse (embora não existam evidências científicas que comprovem que ele, sozinho, leve ao aparecimento dos fios brancos), doenças hormonais e deficiências nutricionais.

Como cuidar desse tipo de fio?
Para manter os fios brancos sempre saudáveis, crie uma rotina de cuidados e evitar as agressões externas, que podem fazer com que os fios fiquem ainda mais quebradiços e frágeis.

1. Proteja do sol: a agressão por raios solares deixa os fios sem vida e com um aspecto envelhecido e opaco. No caso dos brancos, potencializa o amarelamento, além de comprometer a saúde do cabelo.
2. Hidrate com frequência: a melanina não é só responsável apenas pela pigmentação, ela também interfere na elasticidade e na maciez. Monte um cronograma capilar e busque suprir todas as necessidades de hidratação, nutrição e reconstrução.
3. Cuidado com altas temperaturas, o cabelo branco é naturalmente mais ressecado. Ele exige ainda mais cautela com as agressões externas, por exemplo, o uso de chapinha, secador e babyliss. Aposte em protetores térmicos.
4. Cuide da porosidade! Comum no cabelo branco, ela gera frizz, pontas desgastadas e asperezas.
5. Evite o efeito amarelado, utilize produtos que neutralizam o tom amarelo e devolvem o brilho prateado natural.

Quais são melhores produtos para o cabelo branco?
Para manter a maciez dos fios, os melhores shampoos nos quais investir são os hidratantes, que devolvem o brilho aos cabelos e limpam sem ressecar. Já com condicionadores, dê preferência por produtos mais consistentes, com pH baixo e que selam as cutículas. Confira os produtos incríveis da loja lane e tenha um pra chamar de seu!

Ajuste o tom gradualmente!
A principal dica para quem está insegura é não fazer essa transição de forma tão brusca. Você pode, por exemplo, fazer luzes em um tom próximo ao natural. Aos poucos, quando a parte grisalha estiver dominando boa parte da cabeça, aposte na tendência granny hair para deixar a cor homogênea.

Mas nunca se esqueça, é preciso ter cuidado com as químicas. Procure um bom profissional colorista e também um Tricologista para cuidar da saúde dos fios e do couro cabeludo.

Gostou do nosso post? Siga a LANE no Facebook e no Instagram. Fique por dentro de todas as novidades de saúde e beleza!

  • Compartilhe aqui

Posts relacionados

Enviar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *