All fields are required.

Close Appointment form
Banner Lane

COMO É FEITA A ANÁLISE CAPILAR?

COMO É FEITA A ANÁLISE CAPILAR?
icon
COMO É FEITA A ANÁLISE CAPILAR?

Nenhum Comentário

No dia a dia, em meio a tantos compromissos e afazeres, sobre pouco tempo para avaliarmos a saúde dos nossos cabelos. No entanto, caso você note sintomas como caspa, queda de cabelo e irritações no couro cabeludo, procure-nos para uma consulta gratuita.

 

Após o agendamento da consulta e ao chegar em uma de nossas unidades você será encaminhado à sala de avaliação, onde o nosso Tricologista fará perguntas sobre seu histórico de saúde, hábitos de higiene e tratamentos feitos anteriormente para entender melhor a sua queixa e os possíveis motivos.

 

SAIBA MAIS SOBRE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO

 

Após a anamnese, o consultor fará alguns exames no seu cabelo e couro cabeludo. Entenda melhor como eles funcionam:

 

TESTE DE TRAÇÃO

É um teste bastante simples e rápido que consiste em deslizar, com firmeza específica, os dedos por uma mecha de cabelos e verificar a quantidade de fios que desprendem do couro cabeludo, observando em seguida se a queda é fisiológica (normal) ou está acima dos limites aceitáveis, levando em conta alguns fatores, como o tipo de cabelo, a data da última lavagem, entre outros.

 

VIDEODERMATOSCOPIA

Exame fundamental onde se verifica com um aparelho chamado videodermatoscópio (que possui um aumento de até 300 vezes) as condições do couro cabeludo, possibilitando identificar os tipos de alopecias (androgenética, eflúvio, areata, etc), bem como afecções que afetam o couro cabeludo, tais como: caspa, dermatite seborreica, psoríase, dentre outras.

Esse exame permite ainda a verificação do estado da fibra capilar: se a mesma encontra-se desidratada, quebradiça ou com tricoptilose, ou tricorrexe nodosa, que são problemas que afetam os fios. Este exame também ajuda no acompanhamento do tratamento verificando sua evolução e progresso obtido pelo paciente.

 

ANÁLISE DA FIBRA CAPILAR: TRICOGRAMA 

Esta análise é feita com o auxílio de uma lupa de aumento e ajuda a identificar possíveis lesões nos cabelos ocasionados por agentes químicos como tinturas, escovas progressivas e alisamentos. Ajuda também a avaliar a quantidade de fios que se encontram na fasa anágena (desenvolvimento) ou telógena (queda). Deve ser complementada com o videodermatoscópio ou microscópio para um diagnóstico mais preciso.

 

Todos os exames devem ser precedidos de uma boa anamnese onde serão avaliados todos os aspectos da vida do paciente, desde sua saúde incluindo aspectos hormonais, estresse, medicamentos que se está fazendo uso, até os hábitos de higiene do couro cabeludo e os tipos de produtos que são usados no dia a dia.

4
  • Compartilhe aqui

Posts relacionados

Enviar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *